Cansado(a) da bagunça na sua casa? Exausto(a) com as incansáveis e intermináveis arrumações? Intrigado(a) com a quantidade de coisas?
Querendo aprender técnicas rápidas de organização? Mais tempo para fazer o que gosta? Ser mais alegre, satisfeito(a), motivado(a), e viver de uma forma confortável?
Segundo Marie Kondo, autora do livro “A mágica da arrumação”, o lar é tão importante como alimentação e vestimenta, por isso o aspecto do lugar onde moramos deve ser tão importante quanto o que comemos e o que vestimos.
O objetivo de pôr ordem na casa e na vida, é aprender a apreciar tudo que se tem, redescobrir o que de fato lhe traz alegria, desapegar, organizar de uma forma fácil, rápida, eficiente, bonita e prática, ao mesmo tempo que otimiza os espaços.
Clique para ver a descrição do livro
Esse tipo de organização é um evento especial e é feito uma só vez na vida, e o resultado é para sempre, pois torna-se um hábito pôr as coisas no seu devido lugar, assim como escovar os dentes. Uau!
Convide todos da casa para participar deste upgrade, com os 5 passos para pôr ordem na casa e na vida com Marie Kondo:
1 Defina sua meta
Anote detalhadamente, claramente e profundamente qual é a motivação para decidir organizar as coisas, e qual o objetivo pretende atingir. Visualize o estilo de vida que deseja adotar, e para cada resposta, pergunte porquê de três a cinco vezes.
Saber o estilo de vida que quer ter, ajudará a ter consciência do seu objetivo e disposição para começar e fazer perdurar o processo de organização. Visualize de forma nítida como seria viver num ambiente organizado apenas com o que lhe traz alegria.
2 Valorize a sua casa assim como as pessoas
Apresente-se a sua casa, diga a ela suas intenções e esperanças, que começará a arrumação com ajuda dela e de seus pertences, cumprimente-a sempre que chegar da rua, agradeça-a por abrigá-los, agradeça pelos pertences também, trate tudo com carinho e cuidado sempre, pois quando tratamos nossos pertences com gratidão, eles duram mais e se tornam mais vibrantes.
3 Agrupe seus pertences
Cada pessoa deve ser responsável pela organização de seus próprios pertences, pois até mesmo uma criança com poucos anos de idade aprende a organizar seu espaço, quando seus tutores aprendem a selecionar o que lhe traz alegria e se divertem organizando as coisas, as crianças tendem a fazer o mesmo.
Reúna todos os objetos da mesma categoria, conforme a sequência abaixo, é imprescindível que seja nesta exata sequência, pois assim facilita o processo de aprendizado da alegria e desapego até o fim da arrumação:
- Roupas, calçados e bolsas;
- Livros;
- Papéis (documentos, passaportes, cartões de crédito, etc.);
- Itens variados: banheiro; cozinha; garagem; Acessórios; CDS e DVD’s; equipamentos eletroeletrônicos (câmeras digitais, fios, cabos…);
- Itens com valor sentimental (recordações, cartas, presentes, lembranças, fotografias, diários, objetos de ente querido).
Os itens com valor sentimental são deixados por último pois neste momento você estará com o sentido de alegria mais apurado para poder analisá-los e não atrasará o processo e sua finalização.
4 Selecione seus pertences
Segure objeto por objeto, e escolha guardar apenas o que lhe traz alegria, uma sensação quente e positiva, ao longo do processo você conhecerá bem e irá aprimorar esse sentimento de alegria.
Pode ainda perguntar se o objeto ainda cumpre seu papel (função) a qual foi designado em sua vida no momento da aquisição, se quer levá-la para o futuro, se ainda usa, etc.
Se a peça lhe traz alegria separe-a para guardar. Se não traz alegria, seja gentil, agradeça-a por tudo que ela fez por você, por ter servido-lhe, despeça-se e separe para descarte. O sentimento de gratidão não nos deixa culpados por descartar os objetos.
Se a peça não traz alegria e não consegue descartar, reflita se é por apego ao passado e/ou por temer ao futuro, estes dois casos não inspiram alegria, livre-se rapidamente do que não lhe traz alegria.
Não deixe sua família ver seus desapegos. Pode até perguntar se estão precisando e pensando em comprar algo, se por acaso for algum desapego seu, os presenteie. Isso evita que objetos que não serão utilizados permaneçam na casa ou alguém fique chateado com descarte de algum presente que nem lembrava mais.
Devemos respeitar os objetos dos outros, e todos da casa devem estar a par da análise e descarte de objetos de uso comum.
5 Arrume seus pertences
Encontre um lugar especial e exclusivo para guardar na vertical todo o grupo de objetos, itens semelhantes sempre juntos, roupas com dobraduras especiais, etc., cada coisa no seu devido lugar, só assim conseguirá manter a casa sempre em ordem.
Após pôr ordem na casa, despertamos para uma nova consciência em relação a vida material e até mesmo mental, muitas pessoas descobrem o que realmente gostam de fazer, descobrem quais são suas paixões, além de aumentar o envolvimento com a família, a casa e o trabalho, confiança em si mesmo, facilidade em tomar decisões, perda de peso, etc. Logo resulta em uma vida muito mais estimulante.
Para ter a casa e a vida em ordem, é necessário aprender a arte da arrumação e pôr em prática, escolher conscientemente o que entra, o que fica, e o lugar específico para cada coisa, para no fim das contas manter tudo organizado de uma vez por todas, e divertindo-se ainda por cima, usufruindo da satisfação, alegria, motivação e tempo para fazer o que mais gosta.
Então! bora fazer a limpaaa!? Vale a pena, heim, serás outra pessoa após pôr ordem na casa, será transformador.
*Este texto é apenas um resumo da técnica para por ordem na casa, o conteúdo completo você encontra no livro, e o passo a passo com as consultoras, solicite pelo formulário de contato.
Espero ter ajudado, se gostou, curta, compartilhe com seus amigos, deixe um comentário, envie seu e-mail para receber as novidades, e adquira produtos ou serviços para realizar suas necessidades, isto me ajuda a criar mais conteúdo para o blog. Obrigada, volte sempre e até a próxima aspiração rumo a Autorrealização \o/ .
Mais sobre Necessidades Humanas rumo a Autorrealização, encontra-se nas categorias “NECESSIDADES HUMANAS” e “PRODUTOS E SERVIÇOS”, no início ou fim desta página.
REFERÊNCIA
KONDO, Marie. MARIE KONDO: a mágica da arrumação. Rio de Janeiro: Sextante, 2015. 160 p.