Como ser moralmente correto?

Se você quer saber como ser moralmente corretao, saiba que essa questão se diz respeito ao contratualismo moral, envolvendo a resposta sobre razões e motivos para que se tenha uma boa condutar moral.

Como ser moralmente correto?

Muitas pessoas vivem se perguntando como ser moralmente corretao, e esse é considerada um tema bastante interessante de se falar e ao mesmo tempo bastante tormentoso, onde sempre ouvimos dos nossos pais e de toda a sociedade que é necessário ter ética e sempre agir moralmente.

Normalmente, tal questão se remete a razões éticas para agir de uma determinada forma, onde todos devem sempre ser tratados igualmente, onde muitas vezes tal questão é incômoda para muitas pessoas.

Assim, segundo alguns filósofos, sempre acharam essa pergunta um pouco desconcertante e rejeitaram por ser de forma lógica imprópria, principalmente por ser uma tentativa de perguntar algo em que muitas vezes não se pode dar uma resposta apropriada.

Saiba mais sobre como ser moralmente correto

Para que você entenda mais sobre como ser moralmente correto, segundo Kent, filósofo, ele pensa que, como agentes morais, é preciso que respeitemos alguns deveres.

Além disso, ele ainda pensa que determinados deveres não são resultados apenas dos nossos desejos, pois são impostos de maneira incondicional pela razão.

Com isso, diversas pessoas se perguntam, mas porque Kant julga que todos os nossos deveres morais sempre são resultantes da razão, e a principal ideia de Kant é de que a moral tem como embasamento um princípio fundamental racional.

Dizemos racional, pois a maioria das pessoas reconhecem como verdadeiro utilizando a razão, sendo essa fundamental, pois é a partir disso que se derivam todos os nossos deveres morais específicos, como por exemplo, o de não quebrar promessas ou então ajudar outras pessoas.

Dessa forma, pode-se dizer que esse princípio é categórico, sendo o contrário a hipotético, pois nos apresenta como uma obrigação incondicional e absoluta. Com isso, a principal ideia é que devemos agir de acordo com algumas máximas em que desejamos universalizar. Confira alguns exemplos abaixo segundo Kant!

  • Sobre manter promessas, imagine a situação de uma pessoa que se encontra com problemas financeiros e decide pedir emprestado um dinheiro, porém, ela sabe que não irá poder pagar, mas também sabe que se não prometer pagar em um certo prazo, não terá o dinheiro emprestado.

No entanto, ainda assim ela faz tal promessa e recebe o dinheiro e, dessa forma, ela acabou agindo segundo a máxima, fazendo promessas com a intenção de não a cumprir, o que é algo moralmente incorreto.

Assim, tal exemplo mostra de forma clara que o imperativo categórico é usado para testar as nossas máximas, onde uma máxima como realizar promessas já com a intenção de não cumprir não passa apenas de um teste, pois não se pode querer que ela se torne universal.

Por isso, é importante sempre manter as promessas que fazemos.

  • Em relação a ajudar os outros, pensa no exemplo de que uma pessoa muito rica que, mesmo fazendo muito para os outros sem ter que sacrificar muito, somente tendo a preocupação apenas com o seu próprio bem-estar.

Dessa forma, na sua vida toda ela segue a máxima, recusando-se sempre a ajuda outras pessoas, onde nesse exemplo, Kant admite que é possível que todos ajam segundo a máxima.

No entanto, ainda assim, a maioria das pessoas ao longo da vida precisam que os outros os ajudem, nem que seja de maneira ocasional e, por isso, nunca queremos vivem em um mundo em que ninguém nos ajude quando mais precisamos.

Logo, não se pode querer que todos acabem recusando sempre ajudar os outros, e com isso, a máxima recusar sempre a ajudar outras pessoas não é algo universalizável, o que significa que é errado viver sem nos preocuparmos nem que minimamente com o bem-estar de outras pessoas, pois todos devemos ajudar.

Quanto a universalização, após conhecer dois grandes exemplos, Kant faz a conclusão de que temos que querer que uma máxima de nossa ação se transforme em algo universal, o que é que faz com o que julguemos o moralmente de uma maneira geral.

Portanto, se você queria saber como ser moralmente correto, saiba que certas ações são de uma ordem não qual a sua máxima nem se quer se pode pensar em uma incoerência como lei universal da natureza, muito menos ainda pode-se querer que deva ser tal.

Mais sobre Necessidades Humanas rumo a Autorrealização, encontra-se nas categorias “NECESSIDADES HUMANAS” e “PRODUTOS E SERVIÇOS”, no início ou fim desta página.

Espero ter ajudado, se gostou pode colaborar dando um Like, compartilhando com seus amigos, assinando para receber as novidades, adquirindo produtos ou serviços para continuarmos gerando conteúdo de qualidade e para que realize suas necessidades. Obrigada, volte sempre e até a próxima aspiração rumo a Autorrealização \o/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *