Respiração Rumo a Autorrealização

Você sabia, que respirar “corretamente” pode amenizar ou até mesmo curar dores nas costas, dificuldade respiratória, síndrome do pânico, desânimo, ansiedade, estresse, depressão, hipertensão, insônia, dentre várias outras dificuldades?

Pois é! A maneira como respiramos dita a forma como vivemos, a respiração consciente, ou seja, a respiração diafragmática de grande amplitude pode solucionar os males citados acima.

Urso polar respirando na água.

Mas…, eu sei respirar, ora! Se não soubesse, não estaria vivo!

Sim, em termos, respiramos, porém a respiração da maioria dos adultos é curta/ansiosa, a qual não traz benefícios além da sobrevivência, e convenhamos, sempre há um jeito melhor de fazermos as coisas, né.

Segundo Cristina Cairo, especialista em linguagem do corpo, nascemos respirando “corretamente”, é só observar o movimento do abdômen dos bebês, mas ao longo da vida, sem perceber, passamos a encurtar a respiração após cada fato negativo ocorrido, na ilusão de sentir menos dor e também, devido o stress do dia a dia e a falta de exercícios de respiração.

 

Sua respiração está correta?

Ponha uma mão no peito e outra na barriga e inspira (respira fundo) com toda a capacidade , se levantar os ombros, encher mais a barriga ou peito, cuidado! sua respiração não está “correta”.

Na respiração ansiosa o diafragma se contrai pouco e por isso entra menos ar nos pulmões e para conseguir mais oxigênio é necessário respirar mais vezes, tornando a respiração rápida e curta.

Sombra de uma mulher contemplando o pôr sol

Respiração correta

A respiração correta é a diafragmática. O diafragma é um músculo que separa o tórax do abdome. Ele é muito importante no processo de respiração, localiza-se junto às vértebras lombares, as costelas inferiores e ao esterno.

O diafragma ajuda no processo circulatório e digestão dos alimentos. Ao contrair-se, o diafragma faz pressão sobre o abdômen. Os movimentos do diafragma também são importantes para: tosse, espirro, parto e no processo de defecação.

Para respirar tem que contrair o diafragma, expandindo as paredes laterais do corpo, criando espaço para o ar entrar.

Fonte: Imagem Wikpédia (2017).

 

Benefícios da respiração correta

A medicina ocidental já aceita e indica a respiração diafragmática no tratamento de vários problemas de saúde, proporcionando mais disposição, atenção, melhora na postura, na frequência cardíaca, relaxamento para alívio de dor, a dormir melhor, no funcionamento melhor do intestino, aumento da libido, entre outras.

 

Técnicas para respiração diafragmática

Para pessoas com sistema respiratório normal, existem diversas formas para conseguir uma respiração diafragmática, como um simples exercício de respiração consciente durante alguns minutos, ou praticando Pilates, Yoga, natação, corrida, arte marcial, entre outros. Estas atividades exigem boa postura e uma capacidade maior de respiração. Experimente essas atividades e escolha a que você mais gosta e torne-a parte de sua rotina saudável.

 

Exercícios de respiração

O exercício abaixo indicado por fisioterapeutas, para praticar diária e também quando estiver passando por alguma crise, como dor, ansiedade, estresse, dificuldade respiratória, insônia, síndrome do pânico, entre outros.

De 10 a 15 minutos por dia, pela manhã e pela noite, com uma sequência de 10 vezes e intervalos de 45 segundos de descanso para começar nova sequência:

Deite-se de barriga para cima ou sente-se em uma posição confortável;

  • inspire (respire) lenta e profundamente através do nariz até o fundo dos pulmões, o tórax e o abdômen movem-se levemente enquanto o diafragma contrai-se.
  • segure a inspiração por uns segundos;
  • expire (exale) lentamente, o tórax e o abdômen movem-se levemente enquanto o diafragma contrai-se.

Obs. Nas primeiras vezes você pode sentir desconforto ou tontura, mas logo passa, isso se dá pela falta de prática.

 

Pranayama

O exercício de Pranahyama ensinado no curso conhecimento de si mesmo consiste  em imaginar nossa coluna vertebral e nosso cérebro, sublimando a energia pelos canais ganglionares de Idá e Pingalá, imaginando as glândulas sexuais e o nariz.

Deve ser feita uma vez ao dia, durante uns dez minutos. As melhores horas para sublimar são das quatro às seis da manhã, quando se está levantando. A prática é muito fácil e ajuda muito na saúde, bem como na energia, entre outros.

Tampamos a fossa nasal esquerda e inalamos (com som Hammmm) pela fossa nasal direita; Imaginamos que nossa energia ascende e chega até a fossa nasal direita e exala (com som sahhhh), logo tampa a fossa nasal direita e faz o mesmo procedimento inverso. Se começa desde o testículo esquerdo, e chega até a fossa nasal direita. Logo, desde o testículo direito, até a fossa nasal esquerda.

No caso das mulheres se inverte a polaridade. Os signos estão trocados, porém é exatamente igual que nos homens. As damas começam pelo ovário direito e a fossa nasal esquerda, e seguem pelo ovário esquerdo levando a energia para a fossa nasal direita.

Por fim, lembramos que o modo que você respira hoje, lhe manterá vivo, fique tranquilo! Porém os exercícios de respiração podem melhorar e aumentar sua qualidade de vida, solucionar problemas com motivação, força, energia, clareza mental,  ansiedade, depressão, estresse, e de quebra lhe ajudar a chegar a tão desejada Autorrealização 🙂

Mais sobre Necessidades Humanas rumo a Autorrealização, encontra-se nas categorias “NECESSIDADES HUMANAS” e “PRODUTOS E SERVIÇOS”, no início ou fim desta página.

Espero ter ajudado, se gostou pode colaborar dando um Like, compartilhando com seus amigos, assinando para receber as novidades, adquirindo produtos ou serviços para continuarmos gerando conteúdo de qualidade e para que realize suas necessidades. Obrigada, volte sempre e até a próxima aspiração rumo a Autorrealização \o/

REFERÊNCIAS

André Lima Oliveira. Equilibrando sua energia.

Marcelo Barros. Respiração Método Orlando Cani.

Roberto Pedraça. Bem melhor respirando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *